Os macronutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras, desempenham um papel importante antes da atividade física, pois fornecem a energia necessária para nossas atividades, e um pré treino é sobre isso: energia.

Além de energia, um bom pré treino também promove a recuperação dos músculos. As quantidades e proporções em que esses macronutrientes devem ser consumidos variam de acordo com o tipo de exercício a ser realizado, a duração do treino e as características de cada pessoa.

Saber o que comer e fazer uma dieta equilibrada, contribui para melhorar o desempenho da atividade física e para reduzir o risco de hipoglicemia, cãibras e dores musculares durante e após o treino.

Hoje daremos umas dicas gerais sobre pré treinos para que você possa entender melhor sobre o assunto, porém, o ideal seria consultar um nutricionista para que, através de uma avaliação individual, indique um plano de dieta adaptado às suas necessidades.

O que comer no pré treino?

Os alimentos que podem ser consumidos antes do treino vão depender do tipo de atividade física que você deseja executar, assim como da duração dessa atividade.

Para exercícios que envolvam resistência e que durem mais de 90 minutos, o ideal é consumir uma refeição rica em carboidratos, pois esse macronutriente é importante para o organismo, já que o mesmo viabiliza energia necessária ao corpo e glicogênio para os músculos, o que melhora sua resistência, seu desempenho e, também previne a exaustão ou fadiga muscular exagerada após a atividade.

Para exercícios de menor intensidade, o ideal é consumir carboidratos e uma pequena quantidade de proteína, que dará energia ao corpo e promoverá fortalecimento e reparo muscular. E, no caso de exercícios de intensidade moderada, a inclusão de gorduras, também como fonte de energia, pode ser uma excelente alternativa, desde que em pequenas porções.

Portanto, os alimentos escolhidos antes do treino dependem do objetivo individual de cada pessoa, do gênero, peso, altura e tipo de exercício a ser realizado, sendo o ideal procurar um nutricionista para realizar uma avaliação e desenvolver um plano nutricional atrelado às suas necessidades.

Opções de pré treino

Os alimentos que podem ser consumidos antes do treino dependem do tempo que decorrerá entre os alimentos ingeridos e o treino. Por isso, quanto mais próxima a refeição estiver do treino, mais leve deve ser, para evitar qualquer desconforto.

Algumas opções de lanches que podem ser consumidas entre 30 minutos a 1 hora antes do treino são:

Banana: este é um alimento rico em carboidrato de excelente qualidade e, além disso, a banana ainda contém alta concentração de potássio, nutriente que também ajudará a prevenir cãibras em seu treino. No caso de um treino moderado, a ingestão da banana com uma gordura, como a pasta de amendoim, pode ser uma excelente opção.

Barras de cereais/proteína: existem no mercado barras de cereais ricas em carboidratos, algumas também com oleaginosas que aportam gordura e um pouco de proteína. Além de conter muitos nutrientes, essas barras geralmente são um aporte calórico de rápida absorção e praticidade para quem está na correria para ir treinar. Fique de olho sempre na marca e opte por produtos de qualidade!

Suplementos pré treino: existem ainda os produtos já prontos e dedicados ao consumo antes do treino, os famosos suplementos pré treino. Esses geralmente oferecem uma dose ideal para alguma prática específica e, além disso, existem diversas formulações para os mais diferentes objetivos. Mas, cuidado, escolha sempre uma marca de qualidade e fale com seu nutricionista a respeito sempre!

Está em busca de suplementos ou pré treino de qualidade? No site da Estilos Life trabalhamos com as melhores e mais confiáveis marcas do mercado, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *